terça-feira, 26 de outubro de 2010

CONHECENDO A INTIMIDADE DO FIO DE CABELO...

Desde o início dos tempos, a forma dos cabelos é considerada um meio de diferenciação entre as pessoas. Os vários tipos de cortes e penteados indicavam se a pessoa era um guerreiro, um sacerdote, um escravo ou um governante. Até mesmo a Bíblia, em seus textos, faz menções aos tipos de cabelos. Todos nós conhecemos a estória de Sansão e Dalila, onde a grande força deste primeiro estava exatamente nos seus cabelos longos. Passando por todas as civilizações, desde o Antigo Egito, Império Romano e Grécia, as mulheres sempre procuraram um penteado bonito, natural e moderno. Com o passar dos anos, as pesquisas nesta área tornaram a arte de modelar os cabelos, cada vez mais fácil, eficaz e agressiva.


“Trabalhamos para tornar nossos produtos obsoletos, antes que os concorrentes o façam”. – Bill Gates (Criador e proprietário da Microsoft).


  1. Estrutura do Cabelo:

O fio de cabelo, ao contrário do que muita gente pensa, possui uma estrutura interna complexa e bem definida, composta por muitas vitaminas, aminoácidos e proteínas, produzidas pelo organismo humano. Com a ação de químicas aplicadas aos cabelos, como tingimentos, descolorações, alisamentos, com os shampoos e condicionadores usados no dia-a-dia ou até mesmo pela ação do vento, maresia, calor e poluição, podem danificar essa estrutura, fazendo com que os cabelos fiquem ressecados e espigados.  Para melhor entendermos a estrutura do fio do cabelo, analisaremos este tema em três eixos principais, quais sejam: cutícula, medula e córtex.


                                             

1.a – Cutícula: A cutícula é a camada externa do fio do cabelo, responsável pela proteção das vitaminas e proteínas que constituem a cadeia queratínica, ou seja, a massa que dá peso, beleza e sustentabilidade ao cabelo. É formada basicamente por queratina. Em função de agressões externas, a cutícula trinca e vira do avesso, deixando o fio escamado e sem brilho. Além disso, com o movimento dos cabelos um fio roça no outro criando um campo eletromagnético ao seu redor com cargas iguais. Como, a esta altura, o cabelo já está escamado e com a cadeia queratínica totalmente desintegrada, o fio fica sem peso. Assim ele facilmente irá arrepiar, espigar e desobedecer ao penteado.

1.b – Córtex: A córtex é a região mais importante, onde forma o corpo do fio de cabelo e é constituída por feixes de queratina dispostos longitudinalmente e unidos entre si. É nesta região que se encontra a cadeia queratínica, que é composta por várias vitaminas e proteínas formadoras da massa capilar que dará peso ao fio, dificultando, com isso, que este fio arrepie ou espigue. As principais vitaminas que compõem o fio de cabelo são: queratina, vitaminas A, B5, E, C e D, pantenol, aminoácidos, ceramidas, hidrolisados, gorduras entre outras.

É também nesta região que se encontram os pigmentos responsáveis pela cor do cabelo. Com o passar do tempo estes pigmentos vão diminuindo e os cabelos vão ficando grisalhos. Quando o cabelo é colorido ou descolorido, o pigmento reage com os componentes químicos da coloração, permitindo uma maior fixação da cor. É por isso que um cabelo grisalho ou descolorido não mantém durabilidade nas cores fantasias. Somente as cores naturais, também chamadas de cores básicas possuem pigmentos que reagem e fixam melhor a cor aplicada.

1.c – Medula: A medula é um canal que existe na parte central do fio de cabelo e é responsável pela irrigação do córtex, conduzindo também as vitaminas e proteínas produzidas pelo organismo, distribuindo-as ao longo do fio. A medula tem diâmetro e comprimento relativos à espessura do fio. Assim, quanto mais grosso for o fio, mais grossa e mais longa será a medula. Nos fios mais grossos, o comprimento máximo da medula pode atingir aproximadamente quinze centímetros. É por isso que os cabelos que sofreram alguma ação química como clareamento, alisamento ou coloração apresentam as pontas mais secas, arrepiadas ou bifurcadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário