sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DICAS DE DEPILAÇÃO

                      DICAS
  • Nunca utilize água, sabonete ou álcool para retirar os resíduos de cera. Utilize o óleo pós-depilatório Além de remover os resíduos de cera, manterá a pele macia e hidratada.
  • Ao depilar-se com cera quente, cera fria, folhas prontas ou roll-on, sempre puxe a folha plástica ou o TNT com movimentos paralelos à pele o mais rente possível da mesma. Isso trará o resultado desejado.
  • Nos métodos de depilação com cera quente, cera fria, folhas prontas  mantenha a pele bem esticada, na aplicação e remoção do produto, para obter o resultado desejado. Essa ação evitará hematomas.
  • Para reduzir o encravamento dos pelos,  indicamos o uso do Esfoliante Redutor de Pelos Encravados, que removerá as células mortas e deixará a pele pronta para o pelo atingir sua superfície. Esse produto também deixará a pele preparada para receber a hidratação com a Loção Extra Hidratante.
  • O esfoliante deve ser usado 48 horas antes ou após a depilação.


1 - Refis de cera roll-on podem ser aquecidos em banho-maria ou no microondas?Não. Os refis de cera roll-on devem ser aquecidos no seu próprio aparelho porque ele tem termostato interno que mantém a temperatura da cera constantemente morna, ideal para uma depilação correta. Fazendo uso do microondas ou banho-maria para aquecer o refil de cera roll-on, haverá o risco de superaquecer a cera e causar danos à pele (queimaduras e manchas).

2 - Cremes depilatórios podem ser usados em gestantes?

Não. Os cremes depilatórios não devem ser usados em gestantes porque contêm substâncias químicas. As gestantes só deverão utilizá-los com orientação médica.

3 - A loção cremosa depilatória ou o creme depilatório corporal podem ser usados na virilha?

Sim, desde que respeitados os limites da virilha (definida como sendo a área 4cm além/fora do elástico da calcinha). Tome o devido cuidado para que não haja contato do produto depilatório com as regiões mais sensíveis (até 4cm da marca do elástico da calcinha) e em especial com as proximidades da vagina e do ânus, pois poderá ocasionar danos e outras lesões sérias.


4 - Os cremes depilatórios corporais ou a loção cremosa depilatória fazem o mesmo efeito nos pêlos masculinos?
Não. Porque os pêlos masculinos são mais resistentes e em maior quantidade que os femininos. Sendo assim, a quantidade de química existente no produto e o tempo de ação não serão suficientes para a remoção desses pêlos. Lembramos que o uso de cremes e loções depilatórios para fins de barbear é proibido.
5 - Que cuidados devemos tomar com a pele exposta ao sol, após uma depilação?
Recomendamos que a depilação seja feita 3 dias antes de se expor ao sol, praia, piscina, bronzeamento artificial etc. Para evitar manchar a pele e causar outras lesões, não é aconselhável fazer a depilação após o banho de sol, pois a pele bronzeada é mais sensível e poderá descamar ou mesmo surgirem bolhas.
6 - Posso depilar a sobrancelha?
Sim. Desde que sejam tomados os seguintes cuidados: A depilação só será feita na parte superior e central da sobrancelha. A pálpebra não deve ser depilada com cera. Por ser uma região delicada, a depilação nessa área pode provocar desde uma flacidez excessiva até, em casos mais graves, um possível deslocamento da retina.

7 - Qual o intervalo entre uma depilação e outra?
O tempo médio de espera é de 25 a 30 dias e varia de pessoa para pessoa, dependendo da região e do crescimento do pêlo.
Ex.: em uma pessoa com problemas hormonais, o pêlo cresce dentro de 15 dias.
8 - No caso do homem, é possível fazer depilação de barba com cera?
Não. O pêlo da barba masculina é mais resistente, a pele do rosto masculino é mais flácida e possivelmente mais debilitada pela constante agressão da lâmina; os poros são mais dilatados e a quantidade de pêlos é maior no homem. A remoção de barba e bigode masculinos com ceras depilatórias poderá ocasionar graves irritações e lesões na pele, manchas e foliculite. Por estas razões, os produtos depilatórios não são aconselháveis para barbear.
9 - Posso usar creme depilatório facial na barba masculina?
Não. O pêlo da barba masculina é mais resistente, a pele do rosto masculino é mais flácida possivelmente debilitada pela constante agressão da lâmina; os poros são mais dilatados e a quantidade de pêlos é maior no homem. A quantidade de química e o tempo de ação do produto não foram desenvolvidos para a remoção desses pêlos, podendo ocasionar graves irritações e lesões na pele, manchas e foliculite. Por estas razões, os produtos depilatórios não são aconselháveis para barbear.


10 - Como posso remover a loção cremosa depilatória ou o creme depilatório corporal da pele?
A remoção é feita com uma espátula, com uma esponja ou com uma toalha macia e umedecida em água morna. Não utilize bucha vegetal para a remoção do creme. A remoção deve ser feita com movimentos suaves e rotativos (circulares) para dissolver os pêlos. Em seguida, lave a região depilada com água em abundância para a remoção total da química e aplique o Gel Pós-Depilatório.
11- Por que a cera não está grudando na minha pele?
Sua pele pode apresentar resíduos de transpiração, oleosidade, maquiagem, hidratantes ou outros cosméticos. Antes de iniciar a depilação, sempre é recomendável fazer uma limpeza com a Loção de Hortelã Pré-Depilatória. Ela é formulada especialmente com a finalidade de preparar sua pele para uma depilação eficaz. Após limpar a área a ser depilada, com a Loção de Hortelã Pré-Depilatórial, certifique-se de que a pele esteja completamente seca antes de iniciar a depilação. O processo pré-depilatório, com o produto correto, deve ser incorporado ao ritual de depilação, otimizando a aderência da cera e, conseqüentemente, os resultados da depilação.
12 - Como devo remover os restos de cera que não saíram durante a depilação?
A remoção de resíduos de cera deve ser feita de maneira diferente para cada tipo de cera utilizada. No caso de depilação com cera quente, existem duas situações. A primeira, quando a cera quente se quebra ao puxá-la. Neste caso, aplique mais uma fina camada de cera sobre a que está na pele e remova-a logo em seguida. A segunda situação ocorre quando sobram resíduos de cera ao terminar a depilação. Neste caso, remova os resíduos de cera com o Óleo de Limpeza Pós-Depilatório. No caso de depilação com cera fria, retire os resíduos de cera com o celofane limpo, aplicando-o sobre os restos de cera. Em seguida, utilize o Óleo de Limpeza Pós-Depilatório para remover a sensação grudenta e deixar sua pele macia. No caso de depilação com cera roll-on, os resíduos de cera devem ser removidos com o lenço de falso tecido, aplicando-o sobre os restos de cera.
Na seqüência, utilize o Óleo de Limpeza Pós-Depilatório para remover a sensação grudenta e deixar sua pele macia.
13 - Posso depilar todas as áreas do meu corpo com a cera roll-on?
Desde que tomando os devidos cuidados, a resposta é sim. Você pode depilar suas axilas, sua virilha (definida como sendo a área 4 cm além/fora do elástico da calcinha), suas pernas inteiras, a parte superior e central de suas sobrancelhas (nunca a parte inferior) e o seu buço com cera roll-on. No entanto, escolha o roll-on adequado para cada área (aplicador corporal ou facial) e, no caso das axilas, coxa e virilhas, não faça a depilação sem a ajuda de outra pessoa, pois essas áreas são de difícil acesso e a depilação deve ser feita sem riscos. Tome as seguintes precauções ao depilar:
- Antes de aplicar a cera, limpe a pele com Loção de Hortelã Pré-Depilatória e em seguida, seque a pele completamente.
- Mantenha a pele firme na hora da aplicação da cera e remoção dos pêlos.
- Verifique sempre o sentido de nascimento dos pêlos e aplique a cera no mesmo sentido;
- Faça sua depilação por etapas.
- Ao remover a cera, faça-o no sentido contrário do nascimento dos pêlos, mantendo a pele bem firme ao puxar a cera e realizando a “puxada” bem rente à pele (evite afastar-se da pele ao remover a cera).
- Ao depilar as axilas, tome cuidado, pois os pêlos são mais resistentes e nascem em várias direções.
- Ao depilar a virilha, depile somente a área de 4 cm além/fora do elástico da calcinha.
- Por questões de higiene, ao depilar axilas e virilhas, a cera não deve ser aplicada diretamente sobre o corpo. Nestes casos, aplique a cera sobre o lenço de falso tecido para fazer a depilação.
- Importante: Nunca aplique a cera roll-on mais do que uma vez sobre o mesmo local.
Se todos os pêlos não saírem na primeira depilação, remova o excesso com pinça.

14 - A depilação a laser é definitiva?
A depilação a laser é conhecida como redução definitiva dos pêlos ou depilação prolongada. Os equipamentos que realizam a depilação a laser não conseguem eliminar todos os pêlos do corpo, apesar de eliminarem a maioria destes por um tempo prolongado. Sua eficácia varia de uma pessoa para outra, dependendo do histórico de excesso de pêlos e hormônios de cada pessoa. A depilação a laser depende de uma avaliação hormonal e somente deve ser realizada por médicos habilitados.

15 - Toda vez que me depilo, aparecem bolinhas amarelas no local depilado. Posso ter alergia à cera?
Na depilação com cera, os poros dilatam e a pele transpira, liberando suor e óleos que se misturam à poluição e provocam a foliculite, uma infecção do folículo piloso. Esta infecção também pode ser comum na depilação com lâmina devido ao uso repetitivo da lâmina sobre uma mesma área.
16 - O que é foliculite?
Foliculite é a infecção do folículo piloso e pode surgir até 3 dias após a depilação com cera ou com lâmina. O principal sintoma da foliculite é a aparição de pequenos pontos amarelos na pele (parecido, mas não igual à acne).
17 - Sempre que me depilo, os meus pêlos encravam. O que posso fazer para evitar o encravamento dos pêlos?
Para evitar o encravamento dos pêlos, use o Peeling Creme de Tratamento . Este esfoliante, quando utilizado diariamente até 48 horas antes e a partir de 48 horas depois da depilação, evitará que seus pêlos encravem e hidratará sua pele. Sugerimos também usar roupas leves nos dias que seguem à depilação e não utilizar cremes, loções e maquilagem nas 24 horas seguintes à depilação. Sua pele reagirá melhor à depilação, se apresentará mais saudável, e diminuirá o aparecimento dos pêlos encravados.


18 - Posso usar a Cera Fria nas axilas e virilhas?
Não. Os pêlos das axilas e das virilhas são mais resistentes e seu crescimento é desordenado, dificultando a depilação. Além disto, por não ser aquecida, a Cera Fria não dilata os poros. A Cera Fria não é recomendada para uso em virilhas e axilas, podendo deixar a pele sensibilizada e causar irritações. Deve ser utilizada apenas nas pernas, seguindo as instruções de uso descritas na embalagem. Após seu uso, os resíduos da Cera Fria  devem ser removidos com o Óleo de Limpeza Pós-Depilatório.
19 - Posso utilizar o Creme Depilatório Facial  em todo o rosto?
Não. O Creme Depilatório Facial  foi desenvolvido e formulado para a depilação do buço (parte acima do lábio, conhecida também como bigode). Os pêlos de outras partes da face são pêlos de proteção e não devem ser removidos. Além disso, por ser sensível e delicada, a pele do rosto pode não suportar a ação do creme facial pelo tempo de exposição necessário para a remoção dos pêlos faciais, podendo ocorrer irritações e lesões na pele dessas outras áreas do rosto.

20 - Posso ir à praia ou à piscina depois que me depilei com lâmina, cera, creme ou loção depilatória?
Não. Após a depilação, utilize o Gel Hidratante Pós-Depilatório  para hidratar e acalmar a pele e para aliviar a vermelhidão e auxiliar na cicatrização de microfissuras, invisíveis a olho nu. Em seguida, recomenda-se aguardar algumas horas antes de se expor ao sol, dando tempo para a pele se restabelecer após a depilação. Antes de sair ao sol, recomendamos sempre utilizar protetor solar com hidratante.
22 - O que é Mucosa?
É uma membrana que reveste internamente certas cavidades do organismo e que expele o muco (substância viscosa que fornece proteção e lubrificação).
Ex.: nariz, boca, vagina, ânus.

23 - Pessoas com Diabetes podem utilizar os produtos para depilação?
Por serem portadoras de peles muito sensíveis e debilitadas, as pessoas portadoras de diabetes devem se depilar em centros técnicos especializados. Recomendamos escolher um salão ou centro técnico de depilação que use os produtos, os quais poderão oferecer-lhes maior confiabilidade ao depilar.

24 - Os cremes e loções depilatórios vão arder ou irritar a pele?
Os cremes e loções depilatórios  atuam quimicamente para remover os pêlos. Um número pequeno de consumidoras tende a apresentar sensibilidade aos ingredientes usados em produtos depilatórios. Assim sendo, recomendamos realizar o teste inicial indicado em nossas embalagens antes de suas primeiras duas sessões de depilação com cremes ou loções. As consumidoras que não apresentam uma sensibilidade durante os testes iniciais não deverão sofrer de ardência ou irritação na pele, desde que sigam as instruções de uso e precauções. A maior parte das irritações de pele ocorre porque as consumidoras deixam os cremes e loções agirem sobre a pele por mais tempo que o indicado  foi testada dermatologicamente no Brasil e tem registro da Anvisa/Ministério da Saúde.
25 - Por que devemos efetuar o teste de sensibilidade que consta nas embalagens dos produtos?
É necessário efetuar o teste para evitar problemas na pele. Mesmo que não ocorra nenhuma reação, devemos verificar qualquer predisposição de pele ou de saúde.

26 - O que é predisposição?
Predisposição é quando a pele apresenta alguma anormalidade ou quando a pessoa está com problemas de saúde.
27 - A depilação escurece a pele?
Se a depilação for realizada incorretamente, poderão ocorrer manchas na pele sim.
Ex.: reaplicar a cera fria, várias vezes no mesmo local; aplicar a cera quente com temperatura elevada; ultrapassar o tempo de aplicação dos cremes e loções depilatórios.
A pele é sensível e após a depilação não poderá se expor ao sol/ frio e a bronzeamentos. Devido à sensibilidade da pele, poderá ocorrer o seu escurecimento. Não podemos utilizar, por 24 horas, produtos que contenham álcool, tais como: desodorantes, hidratantes e tratamentos de pele, como cremes anti-rugas, pois esses produtos usados após a depilação podem causar irritação e possivelmente manchas na pele.

28 - O que é Monte de Vênus e onde se localiza? E Vulva?
Monte de Vênus é a parte superior da vulva, coberta de pêlos pubianos e que cobre o osso de mesmo nome. Localiza-se abaixo do abdômen e acima do prepúcio clitoriano (proteção dos pequenos lábios, que como um capuz protege o clitóris).O Monte de Vênus é sensível em algumas mulheres e, por ser constituído de gordura, protege o osso pubiano, diminuindo o impacto durante a relação sexual.
Os desenhos artísticos são feitos sobre o Monte de Vênus.
Vulva: É a parte externa da genitália feminina, que protege a vagina. É formada pelos grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, orifício vaginal e uretra. Os grandes lábios circundam os pequenos lábios e vão unir-se anteriormente para formar o Monte de Vênus, elevação coberta de pêlos pubianos.
Fonte: http://www.terra.com.br/mulher/especiais/corpofeminino/montedevenus.htm
Fonte: http://www.terra.com.br/mulher/especiais/corpofeminino/vulva1.htm

29- Revista Nova - Costumo fazer depilação completa com cera, o que inclui ânus e vulva. Não sei se, por causa disso, peguei um fungo que provoca uma secreção esbranquiçada dentro da vagina e deixa um corrimento amarelado no absorvente diário. Será que devo evitar essa técnica?
Não tem a ver com a depilação. É mais comum pegar esse fungo em banheiras, piscinas, praias e pelo uso de roupas sintéticas que não favorecem a ventilação. Os absorventes diários também podem ter culpa no cartório. Eles só devem ser usados continuadamente durante o período menstrual, pois dificultam a respiração da região e tornam o ambiente mais propício à proliferação de microorganismos. É preciso verificar também se o seu namorado apresenta alguma micose na região da virilha ou nas unhas. Isso porque, se ele não se tratar, você poderá se reinfectar outras vezes.
Consulta íntima Dr.ª Lucila Pires Evangelista
Revista Nova – Novembro 2008

30 - A depilação efetuada com cera causa doenças?
O ato de se depilar com cera não causa doenças. É um método muito eficaz e adotado por muitas profissionais. O que pode ser prejudicial é o fato de que algumas profissionais reutilizam a mesma cera em diferentes pessoas. Esse método não adequado de reutilização de cera poderá, muitas vezes, causar a proliferação de microorganismos e deixar vulnerável a cliente, que poderá contrair fungos, micoses etc. Portanto, além da cera quente, algumas marcas disponibilizam ao mercado o método de depilação Roll on, que é tão eficaz quanto a cera quente e também bastante higiênico.
31 - Como os depilatórios funcionam?
Temos alguns tipos de depilatórios no mercado de cosméticos:
1º Método de depilação: Lâminas - Removem os pelos na superfície, com resultados de 1 a 2 dias. Devido ao corte reto dos pelos feito pelas lâminas, ao crescerem os pelos, aumenta a sensação de pele áspera.
2º Método de depilação: Cremes e loções depilatórias - Removem os pelos quimicamente, a partir de 3 minutos, desde a superfície da epiderme. Sua aplicação é sem dor, e os pelos ao crescerem, não encravam e não causam irritação para a pele. As pontas dos pelos, por não apresentarem corte reto, ao crescerem, oferecem uma sensação mais suave ao toque. A depilação pode ser feita com pelos de qualquer comprimento. Os resultados duram de 4 a 10 dias, dependendo da fisionomia do usuário.
3º Método de depilação: Ceras depilatórias - Removem os pelos por inteiro (pela raiz), permitindo uma depilação que dura em média de 25 a 30 dias. Para uma depilação eficaz com cera, os pelos devem ter pelo menos 4mm de comprimento, para que a cera possa aderir aos pelos.
32 - Qual a diferença entre creme, loção e cera depilatória?
A diferença entre o creme e a loção está na textura. O creme é mais consistente do que a loção. Porém, o efeito é o mesmo, já que ambos removem os pelos na superfície da pele, sem causar dor. São práticos e eficazes na aplicação, mantendo uma pele livre de pelos, sem causar irritação. Ao crescerem, o formato das pontas dos pelos se apresenta arredondado ou irregular, tornando o toque na pele mais suave. O método com cera depilatória permite uma depilação mais duradoura e com arrancamento do pelo pela raiz.

33 - Este produto afeta como meu pelo irá crescer?
Os produtos utilizados para depilação não interferem no crescimento dos pelos. O que ocorre é que os cremes e loções removem os pelos na superfície da epiderme e o tempo para o crescimento leva em média 7 dias. É importante saber que através da depilação com cremes e loções, ao crescerem, os pelos se apresentam macios e suaves ao toque. Na depilação com cera, o crescimento dos pelos também não se altera. Os resultados duram em média de 25 a 30 dias, podendo variar de pessoa para pessoa.

34 - Devo esperar alguma reação alérgica?
Sempre que utilizarmos produtos para depilação, tanto cremes e loções ou ceras depilatórias, é necessário realizar o teste de sensibilidade que consta no verso das embalagens dos produtos. Temos que observar se a pele apresenta predisposição a alergias (ex: acne, descamação, alergias), antes de realizar o processo de depilação. A depilação não é recomendada para usuários cuja região a ser depilada passa ou recentemente passou por qualquer tratamento estético ou dermatológico.

35 - Com qual frequência poderei usar o depilatório?
Os cremes e loções depilatórios devem ser usados a partir de 7 dias de espera. Este é o tempo necessário para que o pelo esteja em um tamanho ideal para a nova aplicação. Já para o método com cera depilatória, o tempo de espera leva em média de 25 a 30 dias, e varia de pessoa para pessoa, dependendo da região depilada e do crescimento do pelo.

36 - O depilatório também funciona como hidratante e esfoliante?
Os depilatórios em cremes e loções, além de remover os pelos, também removem uma camada superficial de células mortas, agindo de maneira similar a um esfoliante, mantendo a pele macia e hidratada pela sua formulação. As ceras depilatórias também removem os pelos e uma camada de células mortas. Porém, após a sua aplicação, é necessário utilizar hidratantes pós-depilatórios para devolver a umidade natural da pele. É preciso aplicar o Gel Hidratante, após qualquer método de depilação.

37 - Posso usar este depilatório para remover barba ou cabelo?
NÃO! O pelo da barba masculina é mais resistente e a pele é mais flácida e possivelmente mais debilitada, pela constante agressão da lâmina. Os poros são mais dilatados e a quantidade de pelos é maior no homem. A remoção de barba e bigode masculinos com produtos de depilação poderá ocasionar graves irritações e lesões na pele, manchas e foliculite. Por todas essas razões, os produtos depilatórios não são aconselháveis para barbear. (Proibido pela ANVISA). Os cabelos também NÃO podem ser removidos com produtos para depilação porque é um local sensível e inadequado para o uso dos mesmos. (Proibido pela ANVISA).

38 - Posso usar o depilatório em regiões com pele inflamada ou com acne?
NÃO! Ao usar depilatórios em pele inflamada ou com lesão, que já é uma pele sensibilizada, isso poderá agravar o quadro infeccioso.

39 - O depilatório remove pelos encravados?
Os depilatórios não removem pelos encravados. Os pelos encravados podem ser prevenidos. Basta utilizar o Esfoliante Redutor de Pelos Encravados, 48 horas antes de depilar ou 48 horas após a depilação, e manter o tratamento 3 vezes por semana.

40 - Posso usar o depilatório em pele bronzeada ou queimada pelo sol?
NÃO é aconselhável usar os depilatórios em peles bronzeadas ou queimadas pelo sol, porque a pele está sensibilizada e poderá descamar ou dar origem a bolhas ou outras lesões. Também não é aconselhável tomar banho de sol nas primeiras 48 horas seguintes à depilação de qualquer tipo (lâminas, equipamentos elétricos ou mecânicos, cremes, loções e ceras).

Quer saber mais... estamos te esperando.

Um abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário